O avanço do Marketing Digital e do e-commerce durante a crise

O auge do marketing digital durante a crise

Entenda porque o mundo está mais digital do nunca e como conseguir tocar os negócios mesmo com as dificuldades da COVID-19

Neste último mês, o Brasil vivenciou o crescimento de uma das maiores crises mundiais, impactando não só o sistema de saúde mas, consequentemente, toda economia mundial. Diante do avanço da pandemia de COVID-19, grande parte das empresas adotaram o regime de trabalho remoto e traçaram novas estratégias para, ao menos, possibilitar a sobrevivência dos negócios

No entanto, o que não podemos deixar de destacar, com uma margem de sobriedade em meio a esse “furacão” que todos nós estamos vivendo, é que um antigo ditado se faz valer mais uma vez. Sim, é verdade que “Enquanto uns choram, outros passam vendendo lenços” e, neste caso, propriamente dito, aquele que vende os lenços tem sido o e-commerce e, como era de se esperar neste combo, o marketing digital!

Marketing Digital: Uma questão de sobrevivencia!

Segundo  a associação brasileira de comércio eletrônico, as compras pela internet, nas últimas semanas registraram uma alta de até 180% na categoria de alimento e saúde. Já para as outras categorias foi calculado pela entidade, um crescimento médio entre 40% e 30% nos pedidos. Isso ainda sem falar do crescimento das startups de aplicativos delivery como  Ifood, Uber Eats e Rappi, que estimam um aumento de 30% nos pedidos em toda América Latina.

Com este avanço exponencial das compras online, que com o cenário otimista do setor, tende a ser maior nos próximos dias, se torna um caminho de sobrevivência a migração e a otimização dos negócios para o ambiente digital, se não integralmente, ao menos parcialmente. Se antes da crise o que evidenciamos era que as marcas não inseridas no contexto digital possivelmente ficariam para trás, hoje podemos enfatizar que os negócios que se absterem do digital não irão conseguir sobreviver dessa forma por muito tempo. 

A boa notícia é que grande parte das empresas já perceberam isso, e já estão se movimentando nesse sentido, porém, mesmo diante de tanta urgência, é importante agir com cautela e planejamento para que as ações no marketing digital direcionem o seu negócio para resultados efetivos e você não acabe andando em círculos. 

Mas, o que fazer?

Separamos algumas dicas com ações práticas no marketing digital que podem ajudar a impulsionar os seus negócios e a comunicação com os clientes em tempos de crise!

  • Comece

Pense em quais aspectos o seu negócio pode se tornar online e quais as ferramentas serão necessárias para viabilizar. Vale fazer atendimentos pela internet, dar aulas online, serviços de entregas, oferecer produtos para utilização em casa, entre outras possibilidades… 

  • Invista no marketing digital

Faça as coisas que você está adiando porque você não teve tempo – atualize seu site, inicie um blog, escreva jornadas de e-mail para seus clientes;

  • Interaja com seu público

Poste histórias regularmente, educando seu público sobre onde seu negócio está e como seu público pode se manter seguro;

  • Use a criatividade

Mude seu conteúdo – compartilhe podcasts, informações pessoais e algo diferente do tradicional para se manter relevante na mente do seu público;

  • Fortaleça sua marca

Elabore conteúdos com o posicionamento da sua marca, ações realizadas e conceitos da sua marca para que o público se identifique e se lembre sempre de você. 

Estamos aqui para o que precisar!


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